Estúdios de Anime - Toei Animation

Toei Animation é considerada o maior estúdio de anime do planeta.  Fundado em 1948,  criou centenas de séries de animes que influênciaram a animação no Japão há décadas. Como um império  onde tudo é absolutamente planejado para dar certo,nos últimos vinte anos ele passou a criar algumas das maiores franquias animadas que o planeta já viu:  Dragon Ball, Cavaleiros do Zodiaco, Sailor Moon, Digimon, One Piece, quer mais? Em seus primeiros dias, eles foram pioneiros em várias coisas da indústria da animação japonesa, como por exemplo ajudaram a popularizar o uso de “fan service” com Cutie Honey em 1973 e abriram horizontes  com seu anime violento, Devilman, que causou muitas  revoltas e protestos na época.

O Começo de Tudo

Quando o estúdio foi fundado em 1948, se chamava  Japan Animated Films ( Nihon Eiga de Doga). Hiroshi Okawa, presidente da produtora, se fixa nas suas viagens ao estrangeiro no cinema de desenhos animados norte-americano, e decide colocar os meios necessários para o crescimento em qualidade do gênero no Japão até fazê-lo exportável e competitivo. Até então, os produtores de japoneses de cinema de animação contavam com instalações muito pobres e equipes reduzidos, por isso não era possível realizar longas-metragens tão notáveis como os ocidentais, nem alcançar-lhes também  em longitude ou volume. Okawa, após estudar a situação do gênero no Japão, decide comprar a companhia Nichido Eiga de Sanae Yamamoto, passando este e seus 23 empregados a fazer parte em 1956 da Toei,  que cria a subdivisão Toei Doga(Toei Animation no ocidente). Herdeiro da tradição de animes de antes da guerra e  instigador dos estilos dos animes pós-guerra (se quiser conhecer a História dos Animes clique aqui), a Toei pode ser vista como o berço da indústria de animação japonesa moderna.Ao longo dos anos, o estúdio criou um grande número de séries de TV, filmes e adaptou muitos quadrinhos japoneses por autores de renome para série animada, muito populares em todo o mundo. Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Yoichi Kotabe e Leiji Matsumoto todos trabalharam com a empresa no passado.

Em 1958, a Toei produziu Hakujaden(A Lenda da Serpente Branca), o primeiro filme  em cor do cinema de animação japonês. Muitos historiadores de anime consideram Hakujaden o primeiro que se pode chamar de “anime”, ainda sem os olhos grandes, apesar que este filme foi mais estilo Disney do que de anime moderno com cenas musicais e amiguinhos animais do tipo “bichinho falante”.

O Gato Mascote

Entre os filmes da Toei se encontram os primeiros clássicos da animação japonesa, incluindo  Hols: Príncipe do sol (1968)  e Puss in Boots(1969 - O Gato de Botas), cujo líder felino Perrault é o personagem mascote do estúdio e aparece na logo-marca.

Entre seus primeiros trabalhs de longo prazo para a  televisão estão  Ken, o menino lobo, Little Witch Sally e Tiger Mask. Apesar de seus sucessos, a Toei foi incapaz de competir na época com os lançamentos de maior orçamento da Disney. Na época de crise  na TV, para não ter as mesmas quedas de  finanças que matou a Mushi Production, a  Toei fez  muitos contratos temporários ou apenas freelance na década de 1970. Um número deles respondeu, formando suas próprias sociedades  como fornecedores da Toei, levando à fundação de muitos dos estúdios pequenos de hoje.

Estilo e Pioneirismo

O estilo do Toei foi caracterizado por uma ênfase nas idéias que  cada animador trazia para a produção. O exemplo mais extremo disso é o filme de Isao Takahata Hols: Príncipe do sol (1968). Hols é muitas vezes visto como a primeira grande ruptura do estilo anime normal e o início de um movimento posterior de “auteur” (“auteur theory” é a teoria segundo a qual o diretor é o verdadeiro “autor” de um filme e o raciocínio a essa conclusão é simples: uma meritória realização cinematográfica é uma obra de arte e como tal o diretor ou “metteur-en-scène” está estampado na personalidade do seu criador, mais do que qualquer outro técnico ou especialista, pois o “regisseur” é quem dá ao filme sua distintiva qualidade) ou “anime progressivo” que eventualmente envolveu diretores como Hayao Miyazaki (criador de Chihiro) e Mamoru Oshii.

Uma das grandes contribuições da Toei para o anime moderno foi o desenvolvimento do “money shot”. Esta é uma medida de redução de custos que permite dar ênfase nas cenas mais importantes  animando-as com mais detalhes em comparação com o resto do trabalho. O animador Yasuo Otsuka da Toei começou a experimentar este estilo que se desenvolveu ainda mais  na televisão.

Toei Animation produziu as versões anime de obras de muitos artistas lendários de mangá lendário, incluindo Go Nagai, Eiichiro Oda, Shotaro Ishinomori, Naoko Takeuchi, Akira Toriyama e Masami Kurumada. Além disso, o estúdio ajudou a impulsionar a popularidade das garotas mágicas (mahou shoujo) e gêneros de Super Robot de animes com a primeira série de anime magical girl, Mahoutsukai Sally a adaptação do mangá homônimo de Mitsuteru Yokoyama e Mazinger Z do Go Nagai, adaptação animada de seu mangá, que estabeleceu o padrão para anime sde Super Robot nos anos que estavam por vir.

Na década de 1980 a Toei mais tarde emprestaria seu talento para empresas como a Sunbow Productions, Hanna Barbera, Marvel Productions, DiC Entertainment, Murakami-Wolf-Swenson e Ruby Spears produzindo vários desenhos animados para a América durante este período. Outros estúdios como a TMS Entertainment, também estavam sendo usados na década de 80, que acabavam direcionados aos estúdios asiáticos,  que estavam sendo usados mais frequentemente para animar as produções estrangeiras, mas as empresas envolvidas ainda produziam animes para seu nativo Japão.

Os Premiados

Os anime criados pela Toei Animation que ganharam o prêmio de Animage Anime Grand Prix foram:

  • Galaxy Express 999, em 1981
  • Dragon Ball, em 1986
  • Saint Seiya em 1987
  • Sailor Moon em 1992.

 

Toei se consagrou como um estúdio bem comercial, pelos seus títulos mais famosos logo de cara podemos perceber que seus animes são longos a perder de vista, visando unicamente o lucro com a venda de produtos e o mercado ocidental, pecando algumas vezes na animação. Mas ainda assim com muitas obras de qualidade.

Merecem Muito Serem Vistos

Galaxy Express 999 (1979) - filme

Em um futuro distante, Tetsuro é um garoto que quer que o seu corpo humano seja substituído por um robótico. Isto é possível, mas ele precisa chegar ao planeta Andromeda a bordo da locomotiva espacial 999. Maetel, uma linda e misteriosa mulher vestida em estilo russo, se junta a ele na longa jornada através do espaço.

Cyborg 009

Nove humanos, raptados de seus lares ao redor do mundo, são sujeitos a experimentos cibernéticos nas mãos da maligna organização Fantasma Negro. Um menino órfão acorda em um misterioso laboratório e descobre que possui super poderes e um novo nome: Cyborg 009. Criado pelo comerciante da morte Black Ghost para ser um robô especializado em lutas, Cyborg 009 planeja uma fuga espetacular a fim de se aliar com outros robôs como ele, na tentativa de destruir o seu criador maligno.

Cutie Honey

Cutey Honey é uma andróide criada pelo Professor Kisaragi, que é capaz de criar qualquer coisa a partir do ar. Desejando tal capacidade, a organização Panther Claw tenta roubá-la. Durante a tentativa, eles acabam matando Kisaragi. Furiosa, Honey começa sua jornada para destruir a Panther Claw e vingar a morte de seu criador.

Hokuto no Ken

Em 199X, uma guerra nuclear destruiu o mundo. Os mares secaram, a terra secou. Plantas, animais… Quase todas as formas de vida foram extintas. Porém, a humanidade sobreviveu. Num mundo desses, a violência impera, e o poder está nas mãos daqueles que são fortes.
Hokuto No KEN conta a saga de Kenshiro, herdeiro de uma arte marcial de dois mil anos chamada Hokuto Shinken (O Punho Divino da Estrela do Norte), para resgatar sua amada que foi raptada por Shin, um antigo amigo de infância e praticante do Nanto Seiken (O Punho Sagrado da Estrela do Sul), outra técnica milenar. Hokuto no Ken é aclamado como um dos melhores animês de todos os tempos, pai de muitas séries de ação que hoje conhecemos, e homenageado no mundo inteiro.

Marmalade Boy

Marmalade Boy conta o dia-a-dia de Miki Koishikawa, uma menina muito energética e simpática. A história começa com os pais de Miki anunciando seu divórcio, com um sorriso, e dizendo que pretendem trocar de casais e casar-se novamente com os Matsuura, um casal que conheceram no Havaí. Para completar, os Matsuura possuem um filho da mesma idade de Miki, You, que é muito bonito e popular. E os seis irão morar na mesma casa, para desespero de Miki. Ginta, um amigo de Miki, e antigo amor, sente-se muito enciumado com a chegada de You, e acaba se tornando um triângulo amoroso. Miki fica muito confusa, e sempre desabafa com sua melhor amiga, Meiko, que é bastante madura. Muitos outros personagens importantes irão aparecer no decorrer da história, que é cheia de triângulos amorosos, mas todos acabam se tornando grandes amigos.

Hana Yori Dango

Makino Tsukushi é uma garota de uma família humilde que com muito esforço dos pais, estuda numa excelente escola. Na Eitoku Gakuen, seus alunos são extremamente ricos, porém quatro alunos conhecido como F4 (Flower Four) que por serem herdeiros das mais poderosas familias do Japão e a escola receber generosas doações de suas familias eles ditam as regras na escola, passando por cima até mesmo dos professores e diretores.
Em Eitoku Gakuen, receber uma Tarja Vermelha do F4, é como receber uma sentença de morte. Ir contra eles significa ser desprezado por toda a escola. Quem recebe a tarja, é maltratado cruelmente pelos outros alunos, até sair da escola. Nesse cenário de ostentação, tudo o que Makino Tsukushi deseja é se formar tranquilamente, sem se envolver com os outros alunos. Porém, depois de um incidente, onde ela não pôde ficar calada diante da injustiça do líder do F4, ela recebe a Tarja Vermelha. A partir daí, sua vida nunca mais foi a mesma.

Xenosaga: The Animation

Baseado no jogo de mesmo nome para Playstation 2, Xenosaga: The Animation conta a história de KOS-MOS, os Gnosis e o Zohar. A maior ameaça da humanidade: os Gnosis e a arma mais poderosa para combate-los: KOS-MOS, uma andróide misteriosa e possuidora de segredos desconhecidos até mesmo de sua criadora. A história do anime se dá inicio quando a nave onde KOS-MOS está é atacado pelos Gnosis. Para proteger sua criadora, KOS-MOS desperta…

Slam Dunk!

“Sakuragi Hanamichi é um cara que acabou de entrar no colégio e, para impressionar uma garota, decide jogar basquete. As únicas vantagens que ele tem são a altura e o físico atlético (de tanto ficar brigando, desenvolveu uma resistência animal). De resto ele não sabe nada sobre regras ou técnica de basquete. Por ele ser meio folgado e megalomaníaco, acaba sempre discutindo ou brigando com seus colegas de time… os principais seriam seu arqui-rival Rukawa (MVP juvenil), o capitão Akagi (tem o sonho de ganhar o campeonato inter-colegial) e o armador Mitsui.”

Podem ver a lista completa de animes da Toei aqui

 

Fontes: 1   2   3   4  5

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Facebook Twitter Email Tumblr

1 Comment on “Estúdios de Anime - Toei Animation

  1. Galvão on said:

    Toei não sei o que seria da minha vida sem vc <3…
    Declaração de amor mais sincera que já fiz ao longo de 23 anos!

Leave a Reply

*