Vale à pena ver : As Aventuras de Pinóquio ( Kashinoki Mokku )

Este anime ” As aventuras de Pinóquio ( Kashinoki Mokku ) , de 1972 , é um dos mais comuns e diferentes ao mesmo tempo. Comum, por se tratar de uma adaptação literária famosa “Pinóquio, de Carlo Collodi” e ser uma história mundialmente conhecida. Um boneco de madeira, criado pelo seu pai adotivo Gepeto ” vovôzinho no anime, segundo as falas de Pinóquio”, que a cada mentira dita faz o seu nariz crescer de forma desproporcional, chamando a atenção de todos para este detalhe. A história do Pinóquio pode parecer simples, mas remete a ideia de que a mentira evidentemente de outros detalhes tem a perna curta. Ou no caso do Pinóquio, o nariz grandioso conforme conhecemos na história literária e com mais reconhecimento pela Walt Disney.

O anime é diferente de outras adaptações, por ser uma versão ao mesmo tempo mais sombria e dramática do personagem. No anime observamos um conflito do personagem quanto a sua personalidade e todos que estão a sua volta. Claro, que em outras versões isto também foi mostrada. Mas só neste As aventuras de Pinóquio ( Kashinoki Mokku ), assim vamos dizer, conseguiu misturar muito bem elementos simples em uma história mais envolvente e criativa, mas ao mesmo tempo muito triste e solitária, pelo fato de Pinóquio não ter amigos de verdade e sempre ser motivo de piadas por ser um boneco de madeira e alvo de zombarias, por sua enorme ingenuidade.

Além do que, outras adaptações não passam de um filme ou dois no máximo, Pinóquio o anime, teve 52 episódios que variavam de um humor ingênuo, um clima dramático, conflitos pessoais e alguns episódios, com um ar mais sombrio do que o normal (incluindo encontro com outras figuras míticas como bruxas e vampiros, etc ).

O desenho da Tatsunoko Productions ( a mesma de Speed Racer, Shurato, Zillion , Macross, etc ) era de forte apelo dramático e, por vezes, aterrorizante, enfatizando o sofrimento do boneco de madeira, que vivia lamentando para seu vovôzinho que ninguém queria brincar com ele por não ser um menino de verdade. Segundo alguns comentários, houve protestos de famílias contra o desenho e até um boato nunca comprovado de que uma criança havia se matado após assistir o desenho. Quanto a essa última questão, não existe comprovação se isso é um boato ou mais uma lenda, acerca do anime.

O último episódio ( disponível no youtube com áudio italiano ) é uma pérola no mundo das produções da Tatsunoko. Conseguiu criar uma emoção, uma atmosfera tão intensa quanto ao personagem, que muitos realmente ficaram marcados pelo seu final * apesar de já saberem como termina a história original. Pinóquio por fim, torna-se um menino após a Fada do Carvalho em seu último apelo, conseguir fazer tal transformação * logo em seguida, ela desaparece , pois realizou a sua missão mais difícil que custaria a permanência dela, no mundo do Pinóquio. Ele desperta, sente que está transformado ao ver suas pernas, braços e mãos e chora ao lado do seu vovôzinho “Gepeto”, que por fim, também chora e abraça fortemente o seu filho agora humano. Uma cena envolvente, pois a música de fundo remetia ao clima do Natal e uma união, que simbolizava ali o começo de vida para uma família. Não mais para Gepeto um boneco de madeira que ele criou e que sempre olhou como um filho. Mas sim agora, como um filho humano que tanto era o sonho de Pinóquio.

Assista por si só : Imagem de Amostra do You Tube

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Facebook Twitter Email Tumblr

1 Comment on “Vale à pena ver : As Aventuras de Pinóquio ( Kashinoki Mokku )

  1. RAFAEL FERREIRA DE PAULA on said:

    VALEU GALERA.DEMAIS!

Leave a Reply

*