Estúdio de Animes - Kyoto Animation

O modesto estúdio Kyoto Animation é responsável por  animes como Full Metal Panic! (após a primeira temporada), The Melancholy of Haruhi Suzumiya, Lucky Star, K-On! e adaptações de três Key Visual Arts visual novels: AIR, Kanon e Clannad. Com suas animações de boa qualidade, com muito movimento  e um econômico design dos personagens  eles  sabem capturar o coração dos telespectadores e nunca deixa-los ir.

Trajetória……….

Kyoto Animation geralmente abreviado para KyoAni, foi fundada em 1981 por ex-agentes da Mushi Pro, tornou-se uma sociedade anónima em 1985 e, em seguida, tornou-se uma corporação em 1999. Na maior parte o estúdio trabalhava como uma empresa de assistente de produção em animes de outro estúdios , eles só lançaram sua primeira produção independente em 2003, o OVA Munto. Munto foi uma série original com uma mistura de fantasia e  de elementos do dia a dia(slice-of-life). O dia a dia retratado neste anime mais tarde viria a tornar-se uma característica no outros animes que a Kyoto Animation iria animar.

O primeiro grande trabalho que o estúdio teve  a chance de animar foi uma temporada inteira do anime Full Metal Panic, anteriormente feito pelo GONZO. A série que eles criaram,  Full Metal Panic? Fumoffu, não foi uma sequência, era mais uma comédia\paródia do original Full Metal Panic, os fãs adoraram e foi um verdadeiro sucesso.

No mesmo ano KyoAni fez uma adaptação do popular  Visual Novel da Key/Visual Arts, Air.  Air TV foi um drama romântico lento  que tinha seu moe’ típico’, apesar de não ter qualquer ‘cenas de ação’  ele foi muito bem animado e a arte de fundo foi muito bem detalhada, algo raro para o anime do gênero. Key e Kyoto Animation eventualmente provaria ser uma receita de sucesso para todas as partes envolvidas. Air foi tão bem que uma segunda Key Visual Novel foi animada no ano seguinte, houve também um notável aumento na  para animes de visual novel  em toda indústria de animação. Isso seria apenas o primeiro de muitos grandes impactos que KyoAni teria sobre a indústria de Anime.

Mainstream

A trajetória do Kyoto Animation ao sucesso comercial e reconhecimento principalmente por parte do fã de anime veio por obras que primam pelo apelo ao nicho e por entregar em uma bela embalagem o sonho e a fantasia do moe. Três sucessos máximos da KyoAni foi Suzumiya Haruhi, K-on! e Lucky Star.

The Melancholy of Haruhi Suzumiya teve um impacto tão grande que até criaram uma pseudoreligião a partir dele, o Haruhiism. Não  confunda com “Haruhism”, que é um Estado onde tudo acontece sem nenhum motivo explicável, Haruhiism  é uma religião no mesmo sentido como outras religiões de “fã” como a Igreja de Jedi. Há dezenas de milhares de vídeos no youtube com a música de Hare Hare Yukai, ED da primeira temporada do anime, e a sua famosíssima coreografia. Muitos fãs de animes modernos tiveram Suzumiya Haruhi como porta de entrada para o mundo dos animes.

K-on! teve  todos os ingredientes comuns da KyoAni:  desenhos de personagens fofos, comédia, referências de cultura otaku, caprichar nas músicas e uma animação incrível. Apelando para uma váriedade de públicos K-on! conquistou garotos e garotas graças ao carisma de suas personagens e nas musicas, que fizeram enorme sucesso durante muito tempo e que, até hoje, ainda contagiam os fãs mais assíduos da série.

Lucky Star,se não viram pelo menos a Konata já devem ter visto nessas andanças pela internet! É um anime que faz o divertimento de si mesmo, parodiando seu próprio universo da animação, algo raro na indústria de anime e usado com moderação para evitar as chances de dar a impressão fora de atacar os seus fãs. Muito cômico e engraçado, Luck Star foi acumulando fãs, conseguindo colocar um toque cômico a um simples e normal cotidiano, além de fazer muitas referências a cultura J-pop.

 KyoAni & Referencias 

Algo  comum nos animes da Kyoto Animation é terem referências a outros animes do mesmo estúdio. Vamos ver alguns:

  • Air TV:  No episódio 2, tem um trio de meninas, sabem quem são? Ayu, Nayuki e Makoto de Kanon
  • No episódio 04 podemos ver um Chibi-Munto entre outros brinquedos:
  • Full Metal Panic - The Second Raid: Há uma imagem de uma abertura de Fumoffu em um calendário em TSR:

    A preguiça de Air poderia estar no TSR?:

    Temos uma placa de licença 1337 no TSR:

    Há uma referência direta ao KyoAni em um jornal no TSR:
  • The Melancholy of Haruhi Suzumiya: No episódio 7, os nomes dos ataques de Koizumi fazem referência as séries Full Metal Panic:
    No episódio 9 Podemos aqui vários sons em segundo plano enquanto Yuki está lendo, um deles é de Air
    :
    *Se quiser ouvir o som, abra a imagem no winamp
  • Kanon:o suco de pêssego de Air aparece em Kanon:
  • O preguiça também:
  • Olhem o chão!!

 Lista de Animes

Fontes

1   2   3   4   5

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Facebook Twitter Email Tumblr

Leave a Reply

*