Os Gêneros “Punk”

Os gêneros “punks” são subgêneros de Ficção Científica.

Cyberpunk

Qualquer coisa que se possa fazer a um rato se pode fazer a um humano. E podemos fazer quase qualquer coisa aos ratos. É duro pensar nisto, mas é a verdade.Isto não mudará com nós cobrindo os olhos. Isto é cyberpunk.” - Bruce Sterling 

Cyberpunk traz uma visão underground da sociedade, uma visão de contra-cultura, pois foge dos padrões impostos na intenção de obter novos espaços para expressão. Tem  foco em tecnologia avançada, usualmente associada a ruptura da ordem social. Resumindo, para parar de falar dificil, cyberpunk se define como um universo em que o desenvolvimento tecnológico não foi acompanhado pelo social.

Dentro do cyberpunk existem alguns elementos bem característicos: os hackers, o mundo dominado por impérios corporativos, os implantes cibernéticos, o uso de drogas, etc. Existem dezenas de filmes inspirados neste universo e o mais famoso deles é Matrix, que acabou tornando-se o maior divulgador do gênero.

Podemos dizer que são animes desse gênero “Akira”, “Cowboy Bebop”, “Desert Punk”, “Gunnm - Battle Angel”, “Bubblegum Crisis”, “Ergo Proxy”, “Armitage III”, “Blame!“, e outros mangás da mesma série o “Noise” e “Biomega”, “Silent Möbius”, “Serial Experiments Lain”, “Texhnolyze”, “Eat-Man” “Boogiepop Phamtom”, “Parasite Dolls” e “Ghost in the Shell”.

Pós-Cyberpunk

pós-cyberpunk se centra em avanços tecnológicos em sociedades dum futuro próximo, geralmente examinando os efeitos sociais das telecomunicações globais, a engenharia genética ou a nanotecnologia. Mas a diferença do cyberpunk “clássico”, as obras desta categoria se caracterizam por ter personagens que atuam pra melhorar as condições sociais, ou ao menos pra proteger o status quo da crescente decadência.

Ghost in the Shell: Stand Alone Complex  entra aqui também, outros desse subgênero: Summer Wars, Dennou Coil, Real Drive, Kurau Phantom Memory, a frânquia .Hack,  Digimon e Zegapain.

Steampunk

As histórias steampunk se passam em uma realidade alternativa da história humana, com predominante característica a tecnologia deste universo.

Os avançoes tecnológicos em mundo steampunk não seguiram o rumo normal, onde passamos de válculas movidas a vapor, motores movidos a vapor e canos que transportavam vapor para controlar máquinas ao uso de óleos e posteriormente, derivados de petróleo para gerar energia e assim criarmos computadores e todo o resto.

Ou seja, são  ambientadas no passado, ou num universo semelhante a uma época anterior da história humana, no qual as tecnologias  modernas ocorreram mais cedo do que na História real, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor.

Quer saber de animes desse genêro?  Steamboy,  Full Metal Alchemist. Last Exile, Metropolis, D.Gray-man, Robot Carnival, Samurai 7, Ergo Proxy, Simoun, Tegami Bachi, Broken Blade, Baccano! e Casshern Sins. Várias obras do Hayao Miyazaki tem uma presença estética steampunk, ele é um dos pioneiros do genêro.

Biopunk

Ao contrário do cyberpunk o biopunk não se interessa por tecnologias de informação, mas por biologia, indivíduos que são aprimorados, mas não por partes mecânicas, mas por engenharia genética. As histórias biopunk exploram temas de indivíduos ou grupos, que freqüentemente pertencem a uma subcultura e sua apropriação de várias biotecnologias para fins subversivos, contra um pano de fundo de governos totalitários ou megacorporações que abusam destas mesmas tecnologias como forma de controle social ou lucro.

O filme Gin-iro no Kami no Agito se enquadra no gênero. Outro anime que é um belo exemplo de biopunk é Geneshaft, a história se passa no século 23 onde a sociedade é composta por humanos geneticamente modificados e o que importa para todos é o DNA. O governo tem o total poder sobre a sociedade e o nascimento das pessoas. Há somente 1 homem para cada 9 mulheres, pois os homens são considerados de conduta potencialmente agressiva. Não existem parentesco e relações amorosas. Sentimentos como o amor e luxúria foram abolidos. Essas modificações genéticas visam melhorar algumas funções dos seres humanos, e de acordo com essas funções é feita uma classificação com nomes de cores. Os genes tem um peso maior do que o caráter da pessoa, e quase todo o seu futuro já está traçado. Cada indivíduo possui um tempo de vida de 45 anos e sua fase adulta é plena e saudável. Uma garota chamada Mika Seido que possui gene do tipo branco, ou seja, nasceu sem modificações, é recrutada como piloto e vai para uma estação espacial. Por ser branca sofre uma série de preconceitos. Durante a história, várias coisas acontecem como as relações entre os integrantes atuantes na nave Bilkis, as batalhas com o mecha Shaft, as ações de uma ameaça alienígena, conflitos de interesses entre agentes que combatem essa ameaça e situações que colocam em questão o modo de vida da sociedade do século 23.

Splatterpunk

Splatterpunk é um neologismo que descreve um sub-gênero da ficção de terror, distinta pela exarcebação da violência.

 

As histórias possuem uma caracteristica comum, de serem intensamente perturbantes e as vezes até desagradaveis, diferenciando-se do terror clássico.O splatterpunk é mal-comportado, quer chocar, não é complacente às fórmulas financeiramente bem sucedidas e seguras da ficção de terror. Ele é mais influenciado pelos rebeldes e marginais. por mestres do rock-horror  e filmes como ‘O massacre da serra elétrica’.

Wicked City é um bom filme do subgenêro, os mangás Goth , Uzumaki e MPD Psycho são splatterpunk também.

Fontes

  2   3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Facebook Twitter Email Tumblr

Leave a Reply

*