Dorama: Nihonjin no Shiranai Nihongo

Quando se fala de doramas, a primeira coisa que deve vir na cabeça (principalmente delas) são os bons e velhos doramas de romance e drama alá método japonês de fazer doramas ou romance e ação (+ comédia) alá método coreano de entreter a galera no horário nobre. Claro que não estou dizendo que todas as produções desses países se resumem a esses modelos e muito menos (na verdade, é totalmente o contrário) estou reclamando. Mas tem um dorama, que une comédia e um bom roteiro a um método algumas vezes bastante eficaz pra quem quer dar uma avançada no japonês: Nihonjin no Shiranai Nihongo (O japonês que os japoneses desconhecem).

SDF Nihonjinnoshiranai

A história é de Kano Haruka interpretada por Naka Riisa (My Boss my Hero e Bimbo Danshi); uma assistente em uma loja que possui um gosto pela moda um tanto irreverente (ao ponto de sair em revistas e torna-se referência) e com uma personalidade bem marcante. Esse jeito diferente de ser, acaba impedindo que Haruka consiga alcançar um de seus principais sonhos (senão o principal deles) que é ser professora em um colégio, afinal, não é todo mundo que quer seus filhos ensinados por alguém como ela, ou até mesmo, tê-la como colega de trabalho.

Mas é quando uma antiga professora a chama para ser estagiária em uma escola que Haruka tem a oportunidade de realizar seu sonho, só que o que ela nem imagina é que agora ela terá que dar aula de japonês para estrangeiros. E ainda, conseguir trabalhar em uma escola que só os seus colegas de trabalho já são um trabalho à parte.

Seus alunos são de diversas nacionalidades, como uma francesa louca por tudo que envolve a Yakuza, uma suíça fã de ninjas, uma russa e um americano que trabalham em restaurantes, entre outros como uma chinesa e um italiano.

shiranai nihongo

Cada aluno tem uma necessidade para a língua, o que naturalmente dificulta ainda mais o trabalho de Haruka que deve ensinar desde o mais ordinário no dia-a-dia até o mais polido para uso entre desconhecidos. Jack, que trabalha no mundo dos negócios, sempre precisa que ela ensine o mais polido na utilização da língua (mas convenhamos, polidez não é uma das melhores qualidades de Haruka), já Bob e Diana precisam de tudo que envolva seus ambientes de trabalho (restaurantes).

Pra enfrentar as dificuldades dessas situações Haruka faz de um tudo pra conseguir ensinar os alunos de maneira que entendam melhor e que guardem os ensinamentos (algo sempre necessário pra quem está aprendendo uma língua nova). Por isso é bastante comum vê-la correndo por aí com uma penca de estrangeiros atrás dela.

Na correria de cada episódio, os estudantes de japonês conseguem tirar dúvidas, bem como avaliar seu nível de aprendizado, considerando todos os detalhes apresentados pela Haruka e seus alunos. Apesar de pela sinopse todo o dorama parecer focar no ambiente educacional, quem assiste acaba se interessando bem mais pela história da Haruka e de cada um de seus alunos do que pelo próprio aprendizado (e é aí que você, que ainda não está aprendendo o japonês, acaba entrando na história e, por tabela, aprendendo muita coisa sem perceber).

Nos episódios, você entra na vida de cada aluno, percebendo suas dificuldades e necessidades no aprendizado e vê, aos poucos, o sonho de Haruka evoluindo. Mas será que mesmo depois de tudo isso ela consegue realmente se encaixar como professora?

O que é bom lembrar ao ver o dorama:

- Estrangeiros não possuem o mesmo estilo de interpretação que os japas, e isso fica bem claro no dorama.

- Não precisa estar aprendendo o japonês pra entender ou pra gostar do dorama. Mas você que está aprendendo, tem a oportunidade de aprender muita coisa e quem sabe, levar pra sala de aula e mudar um pouquinho os ares ;)

- Não faz mal ver um episódio e depois anotar o que aprender. Sério.

Nihonjin no Shiranai Nihongo está disponível para download no Fórum no Asian Team (fórum fechado) com legendas em português e também no site AnimesxGames em RMVB-português.

Quer ver mais sobre doramas, animes, novidades ou ainda opinar sobre o que mais quer ver no Anime? Vem curtir e participar na nossa página AnimeBR.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Facebook Twitter Email Tumblr

Leave a Reply

*