Estúdio de Animes - Madhouse

No post anterior falei do Studio Ghibli, agora vou falar de outro grande estudio de animação: Madhouse. Madhouse produz animes com enrendo muito bem escrito, a maioria contém principalmente ação, violência, um clima dark e obscuro e uma combinação de "mente distorcida",  mantendo a maioria de seus telespectadores na faixa adulta, mas também grande parte de seus títulos são voltados para o publico mais jovem.

Madhouse foi fundada em 1972 por ex-funcionarios da Mushi Productions.

Uma Breve História da Mushi Production...

Mushi Pruduction foi fundado em 1961, pelo Osamu Tezuka, quem não conhece Tezuka? grande cartunista, considerado o "Pai do Anime" ou o "Deus do Mangá", criador de vários personagens e obras  famosas do cinema.

Com o nascimento desso estúdio de Tezuka criou-se uma grande rivalidade com a Toei, que até então dominava o mercado japonês com seus filmes e animações para o cinema. Tezuka convida para trabalhar com ele muitos jovens desconhecidos, que mais tarde se tornariam os grande nomes da animação japonesa, tais como Kazuko Nakamura, Gisaburo Sugi, Shigeyuki Haiashi, Eiichi Yamamoto e muitos outros, que segundo dizem, em épocas de vacas magras se reuniam no pequeno apartamento de Tezuka.

Tezuka passou a produzir a sua primeira produção chamada “Aru Machikado no Monogatari” que tinha 38 minutos de duração, com os lucros provindos das publicações de seus mangás. Essa animação estreiou no Japão em novembro de 1962 e por esse trabalho Tezuka ganha a primeira edição do Prêmio Ofuji, criado para homenagear a memória do veterano Noburo Ofuji, que havia desaparecido a poucos meses. Ofuji foi um grande desenhista e animador japonês nascido em Tóquio em 1900 e morto em 28 de julho de 1961, deixando um vasto número de trabalhos de grande importância e influência na cultura japonesa.

Em 1962 chega à televisão o primeiro desenho animado realizada pelo estúdio Otogi Production, de Ryuchi Yokoyama, chamada “Manga Calendar”. Um ano mais tarde, em 1963, Tezuka termina a sua primeira série de anime para a televisão chamada “Astro Boy”, baseado num mangá do próprio Tezuka, considerado por muitos autores como verdadeiramente a primeira série de anime da televisão japonesa. Depois de Astro Boy, seguiram-se outras obras conhecidas.

Na decada de 70 a situação financeira da empresa começa a passar por momentos críticos e para enfrentar suas dívidas crescentes, a empresa solicita um empréstimo de 130 milhões a Fuji TV, que era a principal compradora das produções da Mushi, pelo menos para garantir a permanência no estúdio de seus mestres de animação. Mas nada disso ameniza a situação e em 1972 a situação piora ainda mais ainda quando a Fuji Tv interrompe a aquisição das séries de televisão da Mushi, fazendo com que ela fique sem a sua principal fonte de renda.

Apesar disso, Tezuka continua a produção de “Kanashimi no Belladonna”, que chega aos cinemas em 1973 e considerado pela crítica como uma obra-prima, mas também não chega a cobrir os custos de produção. Em novembro deste mesmo ano, o Banco Daiwa emite a ordem de pagamento de sua dívida a Mushi Production, mas como ela não tem como pagar, acaba fechando suas portas com um débito de 350 milhões de ienes.

Se quiser saber mais da história do Mushi Productions clique aqui: tvsinopse

Voltando a Madhouse

Então ex-animadores da Mushi Pro. fundaram a Madhouse:

  • Masao Maruyama - Veterano na animação,Maruyama centra-se principalmente na produção e planejamento de futuros projetos da Madhouse. Na década de 1980 e início dos anos 90, ele também fez o design de produção em vários filmes. Em 2002, Maruyama foi premiado com o prêmio"Special/Lifetime Achievement" em reconhecimento e honra de suas contribuições para a indústria. Ele foi o primeiro produtor ganhar o prêmio.É o principal produtor e  chefe do estúdio Madhouse.
  •  Osamu Dezaki - Foi um dos mais famosos diretores de toda a história da animação japonesa.Trabalhou na equipe de Osamu Tezuka para produção do anime de Astro Boy, foi diretor de clássicos como Ashita no Joe, Ace o Nerae, A Rosa de Versailles e Oniisama E. Dezaki foi o criador de técnicas de animação que são utilizadas até hoje como Postcard Memories (congelar a cena em um frame e preservar o traço, mas substituir por uma imagem pintada), telas partidas, efeitos de luz incidente na célula de animação, cenas repetidas para causar impacto. Osamu Dezaki faleceu no dia 17 de abril de 2011 (a 3 dias), o último anime em que trabalhou foi Genji Monogatari Sennenki de 2009.
  • Rintaro -  Apesar de ser um dos fundadores do estúdio Madhouse, e trabalhar freequentemento com trabalhos do estúdio, Rintaro é um diretor free-lance e e se estabeleceu como um dos mais respeitados e conhecidos diretores de anime no Japão.Várias de suas obras já foram premiadas, incluindo Metrópolis.
  • Yoshiaki Kawajiri - É um dos diretores de animação mais aclamados no Japão. Ele é o criador de títulos como Wicked City, Ninja Scroll, Vampire Hunter d: Bloodlust. A maior característica de seu estilo  é a obscuridade e a violência que imprime em suas obras, erotização e  ficção cientifica são elementos que se encontram facilmente em suas animações.

Entre os funcionários notáveis incluem Toshio Hirata, Yoshinori Kanemori, Tatsuhiko Urahata,Kunihiko Sakurai e Satoshi Kon.

Com essa equipe de fundadores e funcionários, Madhouse se tornou um dos estúdios de animção mais famosos  do mundo, produzindo animes como Hellsing OVA, Black Lagoon, Death Note, Sakura card Captors, Boogiepop Phantom, Claymore e por ai vai.

Após o seu primeiro trabalho Aim for the Ace, Madhouse tem se tornado um dos mais influentes estúdios de animes, particularmente no exterior na década de 1990

Além disso já trabalhou em alguns projetos baseados em obras americanas, incluindo  Animatrix, Batman: Gotham Knight, uma adaptação em anime de Highlander e o Spawn série animada.  Também trabalhou junto com a Square Enix no  OVA Last Order: Final Fantasy VII, bem como a Capcom para a mini série de Devil May Cry: The Animated Series.

Colaboraram com o Studio Ghibli em obras de peso do Hayao Miyazaki como  Meu Vizinho Totoro (1988) A Viagem de Chihiro (2001), e O Castelo Animado (2004). Fez parceria com a Disney ao adaptar para uma série animada“Stitch!”  o filme Lilo e Stitch. Trabalhou com a Marvel Entertainment para criar adaptações de  Blade, Iron Man, Wolverine e  X-Men . Adaptou a série Supernatural para uma série animada, Supernatural the Animation, foi a primeira adaptação de uma série americana feita por um estúdio japonês.

Merecem Ser Vistos

Na minha opinião u.u

Perfect Blue  - Filme

Perfect Blue é um excepcional anime para adultos, baseado na novela escrita por Yoshikazu Takeuchi. Conta a história de Mima Kirigoe, líder da banda de J-Pop CHAM que abandona a carreira de cantora para se tornar atriz. Apesar dos protestos de sua produtora Rika Hidaka, outrora uma cantora pop como Mima e para quem a conciliação entre as duas carreiras seria o ideal, Mima decide seguir o caminho que, profissionalmente, parece ser o mais adequado... no caso, a carreira de atriz.
Ao tomar conhecimento do site "O Quarto de Mima", ela percebe que alguém sabe DEMAIS sobre sua vida e, ainda pior, vê que a mudança de rumo na carreira não agradou a todo mundo. Não é apenas o futuro profissional de Mima que está em risco... sua vida também está por um fio.Realidade e alucinações emergem de um terrível submundo onde a inocência é perdida e os sonhos se tornam pesadelos.

Kaiba  - 12 episódios

Um dia, um homem chamado Kaiba acorda sozinho em um quarto, sem memórias e com um único pertence: um pingente com a foto de uma garota misteriosa.
Saindo do quarto, Kaiba apenas vê nuvens grotescas de energia contendo memórias. Ele é atacado repentinamente e acaba fugindo para o espaço. Viajando para vários planetas, ele passa a conhecer muitas pessoas e, aos poucos, as memórias do seu passado vão sendo recuperadas. Memórias de um mundo em decadência, de sua própria agonia e da garota que está na foto.

Paranoia Agent - 13 episódios

Uma pessoa foi atacada misteriosamente na cabeça durante a noite, em Tokyo. A descrição do agressor é sempre a mesma: um jovem com um taco de "baseball" curvado e um par de patins "inline" dourados. Dois detetives são nomeados para este caso e partem em busca do agressor. No entanto, não conseguem encontrar nenhuma conexão entre o delinqüente e as vítimas. O quanto mais fundo eles investigam, mais inexplicável e perigoso se torna o caso. Este "Agressor" será pego antes que ele possa matar alguém? Qual será o próximo objetivo dele?

TexhnolyzE - 22 episódios

A base da história de Texhnolyze é a cidade Lux, uma cidade criada pelo homem no subsolo da Terra com o próposito de coletar o mineral Lafia, componente importante para o processo de "texhnolyze", a implementação de próteses bio-mecânicas em pessoas de membros amputados. Nessa cidade três organizações lutam pelo controle geral. A Organ, empresa responsável pela exploração de Lafia e implementação das próteses; Racan, uma organização de jovens texhnolyzados com ideais anarquistas; e por ultimo a Union, grupo fanático-religioso que é contra os implantes. Há também a Class, grupo de anciões que foram os primeiros a tentarem viver por si mesmos longe da area civilizada de Lux, e se mantêm afastados da cidade e de seus conflitos, mas Organ recebe ordens diretas deles.

Paprika - filme

Num futuro próximo, o Dr. Tokita (Tôru Furuya) inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba (Megumi Hayashibara), psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado. Quando vários dos pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Atsuko assume seu alter-ego, Paprika, a bela “detetive de sonhos”, para mergulhar no mundo do inconsciente e descobrir quem está por trás da tragédia.

The Tatami Galaxy- 11 episódios

A história gira em torno de um estudante do terceiro ano da Universidade de Kyoto, que relembra a sua vida no campus.

Kiba - 51 episódios

O personagem principal de Kiba é Zed, um garoto de 15 anos que vive em um lugar chamado Calm. É frustrado por sua situação atual na vida e sente que existe algum lugar lá fora onde possa viver mais inteiramente. Um dia, a convite de um “vento misterioso”, Zedd mergulha em um buraco do espaço-tempo, procurando a “resposta” que pode estar lá. Montando no vento, ele é transportado a um mundo em meio a uma grande guerra, onde há guerreiros poderosos que utilizam cristais mágicos chamados “Shards”. Estes “Shards” têm diferentes cores, cada uma atribuída a um elemento: O vermelho é fogo, o azul é água/gelo, o amarelo é relâmpago, e alaranjado-marrom é a terra. Há também um roxo e um verde, suas habilidades “elementais” são desconhecidas.
Com o poder dos Shard Casters, pode-se usar mágica e controlar monstros (espíritos). Fascinado por esse poder, Zed deseja transformar-se em um Shard Caster. Entretanto, ainda não sabe que reside em seu corpo “Amil Gaul”, um espírito poderoso com o poder influenciar o futuro do mundo. Diversos fatos sugerem também que Amil Gaul é um “dos espíritos chaves”. Ele, quando junto com os outros espíritos chaves, pode destruir o mundo.

Quem quiser ver a lista de animes que foram produzidos pela Madhouse, pode clicar aqui.

Tagged with:     , ,

About the author /


Related Articles

1 comentário

  1. Emerson Monteiro

    Muito bom!
    Gostei de saber um pouco mais sobre o estúdio.
    Nem fazia ideia de que já trabalharam com o pessoal da Ghibli.
    Obrigado por compartilhar! o/

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*