Enquetes

Gostou da nova versão do portal?

(457 votes)

Please wait...

Doações

Ajude-nos a manter nosso portal online!
Por que doar?

Para doar basta clicar na imagem!

Login / Logout

Prévia do Livro - Naruto e a mitologia Oriental

Prévia do Livro - Naruto e a mitologia Oriental

Yo Minna!

Esse livro sobre Naruto e a mitologia oriental é do Autor Heráclito Pinheiro (Nosso Famoso Kotengu) da área de spoilers, membro já antigo do fórum. Segue uma breve introdução do livro para vocês verem a qualidade do trabalho do autor. É uma leitura muito prazerosa. Como estou ajudando o meu amigo na revisão aos poucos vou postando pedaços do trabalho dele. Como se trata de um livro explicando uma história que existe em mangá, achei interessante compartilhar com vocês amigos do fórum Animes Plus.

Heráclito Aragão Pinheiro é Mestre em História com graduação em História pela Universidade Federal do Ceará.

------------------------------------
Naruto e a mitologia Oriental

Introdução

O manga e posteriormente o anime Naruto (ナルト) tem feito um estrondoso sucesso tanto no Japão, sua terra natal, quanto no ocidente. O manga começou a ser publicado em 1999 na Weekly Shōnen Jump. Em 3 de outubro de 2003 estreou o anime baseado no manga, exibido no Japão pela TV Tokyo. A primeira fase do anime teve 220 episódios e a fase atual, Naruto: Shippuden (ナルト 疾風伝) continua a ser exibida. O autor, Masashi Kishimoto (岸本斉史), nasceu na cidade de Katsuma em 8 de Novembro de 1974.
Meu primeiro contato com o trabalho de Kishimoto sensei foi através do anime, e me apaixonei a primeira vista. A história intrigante e envolvente, com um roteiro enxuto e bem amarrado, repleta de personagens interessantes e complexos, cada um deles com uma biografia e motivações cuidadosamente elaboradas. Tudo isso me fascinou de imediato.

Naruto é a história de um garoto desajeitado e nada inteligente que é desprezado por todos desde seu nascimento e que teria todas as razões para se revoltar ou odiar todos a sua volta. Mas ao invés disso ele teimosamente luta sem cessar para ser reconhecido e demonstrar o seu valor. Suas aspirações não são nada modestas, ele anseia pelo posto de Hokage (火影), o ninja mais importante e poderoso da vila. Praticamente ninguém, além dele mesmo, acredita que esse sonho possa um dia se concretizar, mas contra todas as possibilidades, Naruto se mantém firme, não se deixa abater e jamais se conforma com o estado de coisas do mundo Ninja. Ele é um perdedor sem talento, mas que jamais desiste e jamais deixa alguém lhe dizer o que ele pode ou não fazer. Sua teimosia e sua persistência, sua crença inabalável em seu destino e seu altruísmo nascido de anos de humilhação e sofrimento são marcas distintivas de sua personalidade e seu verdadeiro poder. Sua fibra moral inquebrantável e dedicação aos ideais personificados pela figura quase mítica do Hokage fazem dele uma verdadeira encarnação da “vontade de fogo de Konoha”, o mais alto ideal da vila e de seus fundadores.

Tão férrea é a vontade de Naruto, tão inamovíveis são os seus ideais que ele se torna uma força transformadora, sua fé e coragem brilham como chamas ardentes em meio a violência e as trevas do mundo dos ninja. Esse é o mote do manga Naruto e o que o faz tão especial. Misturado a isso Kishimoto sensei utiliza também a quase mítica figura do Shinobi e uma vasta gama de elementos oriundos das mitologias japonesa, chinesa e indiana. Talvez para o leitor japonês essas referências sejam mais claras do que para nós, mas para o público ocidental que não está familiarizado com as lendas e divindades xintoístas, com o teatro kabuki, os demônios e espíritos do folclore japonês, perde-se um pouco diversão.

Isso deve ficar claro de início, Naruto é sinônimo de diversão, mas também é um produto da cultura japonesa, com todos os seus paradoxos: sua herança milenar, a profunda influencia chinesa, a ocidentalização, o progresso vertiginoso e o amor ao novo que o povo japonês demonstra desde sua abertura ao mundo a partir de 1793. Saber reconhecer essas influencias que são tão marcantes nesse manga maravilhoso tornam as coisas ainda mais divertidas e de quebra nos ajudam a conhecer um pouco mais da cultura japonesa. Muitos pais e educadores podem desprezar a influencia de um simples desenho animado sobre a educação de seus filhos e alunos, mas aí está uma tremenda oportunidade de aprendizado. Naruto trata de temas sérios, e apresenta conflitos que raramente se vêem em animações e quadrinhos ocidentais, há um respeito pela inteligência dos fãs. Não bastasse isso, certamente ao utilizar Naruto como um recurso para ensinar sobre a cultura, folclore, religiosidade e mitologia do extremo oriente já começamos o jogo ganhando, pois os jovens já gostam de Naruto! E ao perceber esses elementos culturais que se misturam ao seu manga ou anime preferido certamente terão um interesse e entusiasmo similares ao que demonstram em suas horas de lazer quando estiverem estudando.

Mas esse livro não se dedica apenas aos jovens fãs de Naruto, existem muitos outros como eu, um historiador de trinta anos e fã do trabalho de Kishimoto sensei. Sei disso porque conheço muitos deles espalhados pelo Brasil devido a internet, fiz bons amigos graças ao Naruto. Esses fãs mais velhos certamente vão gostar de saber mais sobre os elementos da cultura oriental que aparecem no Naruto. Amaterasu (天照), uma das técnicas oculares do Mangekeyou Sharingan (万華鏡写輪眼) é o nome da principal divindade Xintoísta (神道), o espírito feminino do sol. A Kyuubi no Yoko (九尾の妖狐), o demônio poderoso e maquiavélico aprisionado na barriga do protagonista foi inspirado nas inúmeras e saborosas lendas sobre as Kitsune (狐), as raposas sempre sedutoras e brincalhonas, e não raro perigosas e perversas. Jiraya (自来也), um dos três sannins da folha foi inspirado na peça de kabuki jiraya gotetsu monogatari (児雷也豪傑物語), assim como Orochimaru (大蛇丸) e Tsunade (綱手). Neji (ネジ), o elegante lutador do clã Hyuga (日向) tem seus movimentos de luta inspirados nas artes marciais internas chinesas, particularmente o Ba Gua (八卦) e o Xing Yi Quan Xue (形意拳). Tudo isso será explorado e explicado nesse livro.
Longe de ser um estudo acadêmico sisudo, esta obra se propõe a ser informativa e, assim como Naruto, divertida. Tanto para os fãs de Naruto, quanto para aqueles que apreciam a cultura oriental e a mitologia, certamente não será tempo perdido a leitura das páginas que se seguem.

Serão seis capítulos enfocando um personagem cada (com exceção do último), e a partir desses personagens será possível perceber e explorar as influencias da mitologia e de outros elementos da cultura oriental que perpassam a história. Nada mais justo que o primeiro capítulo seja sobre o protagonista: Naruto. Tratarei da Kyuubi no Youko, o monstro de nove caudas foi baseado nas lendas das raposas demônios, com seus poderes de sedução, possessão e controle místico de chamas enfeitiçadas. Também da influência do macaco peregrino, Sun WuKong (孫 悟空) em chinês, ou Son Goku no trabalho de Kishimoto sensei. Fã declarado de Akira Toriyama, autor do manga Dragon Ball, Kishimoto bebeu direto da fonte e retirou do livro Jornada para o Oeste, muitos elementos que compõem os poderes de seu protagonista. Nesse capítulo inicial também falarei sobre os selos de mão realizados pelos personagens da série e a influência do zodíaco chinês.

No segundo capítulo Neji. Nesse personagem vemos a influencia da cultura chinesa, seu estilo de luta, o “punho suave” é claramente inspirado nos estilos de kung fu (功夫) chinês Ba Gua e Xin Yi Quan Xue, além disso, seus poderes oculares, capazes de enxergar o fluxo de chackra no corpo do inimigo revelam a influencia de conceitos da medicina tradicional chinesa, bem como da cultura hindu.

Gaara (我愛羅), o sombrio Jinjuriki do Ichibi (一尾), o Biju (尾獣) de uma cauda também conhecido como Shukaku (守鶴). O monstro selado no corpo do jovem Gaara é um Tanuki (狸), um animal que, assim como as raposas, sempre aparece nas lendas japonesas. Beberrão, irresponsável, mal pagador e brincalhão, o Tanuki usa seus poderes de ilusão e metamorfose para pregar peças e trapacear qualquer um que seja tolo o bastante para se meter com ele.
Rock Lee (ロック・リー), o infatigável lutador de Taijutsu, mestre do estilo bêbado. Lee é inspirado no famoso artista marcial e estrela de cinema Bruce Lee. O estilo bêbado é um lendário estilo de kung fu chinês, propagado em inúmeros filmes de Hong Kong, como o clássico Mestre Invencível (Drunk master II) estrelado por Jackie Chan. Essa forma de luta, que simula os movimentos sinuosos de um homem embriagado, está presente em várias artes marciais chinesas.

Uchiha Sasuke (うちは サスケ), o jovem vingador, com sua terrível história familiar que lembra uma tragédia grega, em busca de vingança contra seu irmão mais velho que massacrou todo o clã. Seus poderes oculares, desenvolvidos de maneira sinistra através de um ritual de assassínio, Amaterasu, Tsukuyomi e Susanoo são todos nomes de espíritos Xintoístas.

Por fim, Jiraya e os outros dois lendários sannins de Konoha, Orochimaru e Tsunade. Foram baseados em personagens do Kabuki. Jiraya também possui influência das lendas chinesas dos imortais taoístas e Orochimaru possui em seu arsenal muitas armas e jutsus saídos direto do panteão xintoísta: a espada kusanagi (草薙) e o jutsu Yamato no Orochi (八岐の大蛇).

Esse passeio pelo universo de Naruto também levará o leitor por outras terras, belas e exóticas: o fantástico mundo espiritual japonês com seus espíritos e demônios, a distante China com seus lendários lutadores, a Índia repleta de deuses e de uma religiosidade venerável que remonta a milhares de anos. Naruto será o portal para essa viagem por todos esses lugares incríveis, repleto de personagens sinistros e engraçados, histórias envolventes de lutas, romances e drama. Se já está pronto para começar basta virar a página. Boa viagem e divirta-se!

Madaubi
Hajimeiro
ranks
useravatar
407 Posts
Informação do usuário nos posts.
O administrador desativou a escrita pública no fórum

Re: Prévia do Livro - Naruto e a mitologia Oriental

lol, introduçaõ show de bola

seria um livro que leria .o/

Avatar Feito Pelo Itachi-Sama o/

Fala Pensamento Ação

Spoiler Show Spoiler Hide Spoiler
 http://www.animesplus.com.br/portal/comunicacao/forum/topic.html?id=5734&p=1#p5829

Trebor
Noob avançado
ranks
useravatar
255 Posts

Trebor escreveu:

Trebor disse tudo...

Parabéns Kotengu, realmente está muito bom.....

"Droga, agora que li tudo fiquei curioso e quero saber o resto.... Quando fica pronto?"

Abraços.

Ficha Hitsugaya Toushiro

<Image link>

Atributos:
For: 2 [0/2] | Ene: 5 [3/5] | Hab: 5 [1/5] | Agi: 4 [1/4] | CdC: 4 [0/4]
HP: 100% | Stamina: 200 | CdC: 45
Itens:
20 Shurikens | 15 Kunais | 01 Pílula do Soldado (Viagem) | 01 Pílula do Soldado (Combate) | 01 Fuuma Shuriken | 01 Pergaminho (Pequeno) | 01 Bomba de Fumaça | 01 Bomba de Luz | 20 Senbons | 10 mts Linha Shinobi
Jutsus:
Acadêmicos | Suiton Taihoudan | Mizu no Tatsumaki | Kage Shuriken no Jutsu | Shunshin no Jutsu | Kinobori no Waza | Suimen Hokou no Waza
Dinheiro: 701,30 Ryous

Narração: | - Fala: | Ação: | Pensamento:

Shikamaru Oka
Staff
ranks
useravatar
558 Posts

Então Shika, até agora só tem 2 capítulos do livro prontos... Assim que tiver tudo pronto com certeza o kotengu irá disponibilizar pra galera da Animes Plus.

Abraço.

Shikamaru Oka escreveu:

Trebor escreveu:

Trebor disse tudo...

Parabéns Kotengu, realmente está muito bom.....

"Droga, agora que li tudo fiquei curioso e quero saber o resto.... Quando fica pronto?"

Abraços.

Madaubi
Hajimeiro
ranks
useravatar
407 Posts

Geralmente alguém diz:
Concordo

Eu colocaria assim:
Concordo[2]

Mas o texto do Oka é muito grande para colocar um [2] no final...

Kotengo, está muito boa a introdução... [strike]Introduziu bem ein!?[/strike]

O negócio é o seguinte, não vou ficar te apressando pra terminar rápido não, então continue fazendo um ótimo trabalho (tenho certeza que será) e assim que ficar pronto eu quero o meu livro com autógrafo para depois que você se tornar famoso no mundo, eu poder assistir sua entrevista na TV e falar: esse aí ó, amigão! xD Tenho até um livro dele com dedicatória!

Blz?

Observação: estou falando sério, assim que ficar pronto eu quero o meu e não quero nem saber! Se vira! [strike](minha noiva sabe que eu sou exigente e um dia depois que a gente se conheceu, durante meu horário de janta no serviço virei pra ela e disse quero te ver amanhã e não quero nem saber! Se vira! Ela disse: você é exigente ein?)[/strike]

Flws!

Afro Lamp owna òÓ

[br]

<Image link>

Ficha RPG Naruto:

*Narração/ação*
Pensamento
- Fala.
Nome: Yagami Geomix
Clã: Kami
Altura: 1,45
Peso: 47 kg
Rank: Genin
Vila: Kirigakure
Elemento Inicial: Doton

--Atributos (treinamentos):

-Força Bruta: 3  (0/3)
-Energia: 4  (0/4)
-Habilidade: 3  (0/3)
-Agilidade: 3  (0/3)
-Controle de chackra(CdC): 2  (0/2)

--Jutsus:
Rank D: Kekkei Genkai - Origami no jutsu (obrigatório)
Rank D: -Kami no Shuriken (Shurikens de Papel)

HP: 100%
Stamina: 130
Limite de Chackra: 30

Itens:
Papel para Origami no Jutsu: 50 papéis
10 Kunais
2 Bombas de Luz
1 Bomba de Fumaça
1 Rádio Comunicador
8 metros de Linha Shinobi
1 Pílula de Soldado (Tipo Viagem)

Dinheiro: 2 Ryous.

Aparencia: Yagami Geomix tem cabelos pretos, olhos negros e pele clara, seu rosto com bochechas agraciadas demonstra que está começando a ficar acima do peso ideal.

Personalidade: Está sempre sorrindo e trata todos igualmente bem, sempre com muita humildade e sinceridade... Procura evitar ao máximo utilizar sua Kekkei Genkai, pois ninguém na vila sabe de suas habilidades, com excessão de sua mãe.

geomixxx
Noob avançado
ranks
useravatar
83 Posts

Estou terminando o cap sobre o Neji, provavelmente o mais trabalhoso, depois desse cap as coisas devem fluir mais rápido. Se vcs não se incomodarem de vez em quando eu vou tirar umas dúvidas sobre o mangá com vcs para ganhar tempo e evitar de ficar relendo. o Mada tá me ajudando mais de perto, mas espero contar com a ajuda de todos! valeu pelo incentivo! Como eu estou empolgado escrevendo e finalmente terminei o mestrado o livro logo deve estar completo.

Kotengu
Hajimeiro
ranks
useravatar
331 Posts

nossa, muito legal, vou querer ler assim que estiver pronto.

parabéns

ficha Nrt

·Nome: Wakamaru Clã:Kaguya Idade: 14 anos Altura/Peso: 1,70m/60Kg Rank: Gennin Vila: Kirigakure Elemento Inicial: Raiton

·Stamina: 170 Limite de Chackra: 10

·Atributos:
Força: 2 Energia: 4 Habilidade: 5 Agilidade: 5 Controle de chackra: 2

·Jutsus: Shikotsu Myaku · Muon Satsujin no jutsu · Gouken Ryuu · Acadêmicos ·

·Missões: S:0 A:0 B:1 C:2 D:0 Exp.: 70

·Itens: 10 Kunais · 25 Shurikens · 02 Bombas de Fumaça · Kunai de Três pontas com a inscrição "Time 103" ·

·Aparencia:
http://img687.imageshack.us/img687/6031/48132446.png

Waka
Hajimeiro
ranks
useravatar
623 Posts

Gostei bastante, parabéns pelo trabalho. Gostaria muito de ler esse livro.

Ficha completa do Uchiha Panca:
http://writer.zoho.com/public/fb8523/Uchiha-Panca5/

<Image link>

[u] Fb apóia a campanha "Mito Vai Postar"[/U]

Fb
Hajimeiro
ranks
useravatar
409 Posts

Oi moçada, eu já terminei os capítulos sobre o Naruto, Neji e Gaara, metade do que eu havia me proposto. depois vou tentar falar com o Setsuna que é o dono do site para ver como faço para disponibilizar uma versão em pdf com uma "amostra grátis do material", de qualquer sorte vou postar aqui uma parte do cap sobre o Neji. como post fica meio longo e perde a formatação, mas é só para vcs terem uma idéia geral de como está ficando.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Hyuga Neji

Hyuga Neji (日向 ネジ) é membro do lendário clã Hyuga (日向) em cujo sangue corre o kekkei genkai, linhagem sanguínea avançada, que se manifesta no doujutsu (眼術), técnica ocular, conhecido como Byakugan (白眼). Os olhos que possuem o Byakugan podem enxergar em um raio de quase 360 graus, possuem uma enorme acuidade visual, podem ver através de objetos sólidos e enxergar perfeitamente o fluxo de Chakra pelo corpo. Neji é tido como o mais favorecido pelo sangue Hyuga e possuidor do mais poderoso Byakugan, tendo sozinho desvendado às técnicas secretas de luta do clã.
O clã Hyuga é tradicionalmente dividido em duas famílias: a principal e a família secundária. O pai de Neji era irmão gêmeo do líder da família principal, e como nasceu segundos depois tornou-se membro da família secundária. Os membros da família secundária vivem para proteger os membros do ramo principal e guardar os segredos do Byakugan. Para tanto eles são marcados com um jutsu de selamento especial que permite que os membros da família principal os controlem lhes impingindo dor e que quando morrem o Byakugan é selado e não pode ser estudado ou transplantado por ninjas inimigos.
Esse jutsu pode ser percebido como uma espécie de tatuagem feita na testa com a forma de uma suástica, todavia o formato foi mudado na versão para o anime.
Durante a segunda fase do manga é mostrado um Jounin (上忍) da vila oculta da névoa, Kirigakure no Sato (霧隠れの里), chamado Ao que possui um Byakugan implantado em seu olho direito de maneira similar ao Sharingan implantado em Hatake Kakashi.
O pai de Neji morreu para proteger a família principal, isso causou ao jovem Shinobi grande revolta e o tornava amargurado e fatalista, pois apesar de ser um gênio seu destino foi selado ao nascer na família secundária. Ao ser derrotado por Naruto nas finais do exame Chunin (中忍), algo que ele considerava absolutamente impossível, Neji muda seus sentimentos e também descobre a verdade. Seu pai não foi obrigado a se sacrificar, ele mesmo escolheu esse caminho, assim pôde ser livre na morte, e evitou uma guerra sangrenta com a poderosa vila escondida das nuvens, Kumogakure no Sato (雲隠れの里). Seu tio lhe contou isso pessoalmente e lhe pediu perdão pela morte do irmão. Depois disso o relacionamento dos dois se tornou afetuoso e são mostrados treinando juntos com freqüência.
A mais temida habilidade do clã Hyuga é seu estilo único de taijutsu (体術) conhecido como “punho gentil” capaz de causar danos diretamente ao fluxo de Chakra do oponente, podendo bloquear completamente esse mesmo fluxo ao atingir certos pontos, o que incapacita o adversário de usar qualquer técnica (ninjutsu, genjutsu e taijutsu), pode paralisá-lo ou mesmo matar. Neji é o prodígio do clã Hyuga, seus olhos são os mais favorecidos pelos poderes do Byakugan, seu controle de Chakra é perfeito, e sua técnica de taijutsu é praticamente inigualável por qualquer outro membro do clã, a exceção talvez de seu tio.

O Chakra

Na realidade Kishimoto utilizou essa palavra de uma maneira completamente diversa da que é utilizada em seu contexto original, a cultura indiana. Chakra é utilizado por ele meramente como um sinônimo para Ki (気), um conceito oriundo da cultura chinesa com raízes no taoísmo e com importantes implicações na medicina tradicional chinesa, artes marciais, geomancia e meditação. Provavelmente Kishimoto evitou usar esse termo por já ter sido exaustivamente utilizado em muitos animes e mangas, e ao usar o termo Chakra para se referir a mesmíssima coisa ele deu um charme de originalidade a sua obra.

Ao tratar mais adiante da circulação de Chakra, tratarei do Ki e sua relação com a medicina tradicional chinesa, mas por hora vamos entender o contexto original de onde Kishimoto tirou o termo Chakra.

O termo se originou na Índia, mais particularmente das filosofias Samkhya e Yoga, consideradas dois aspectos de uma mesma disciplina. O Samkhya oferece uma exposição teórica da natureza humana, seu estado de aprisionamento (bandha) e descreve sua condição quando desembaraçado de sua prisão no estado de liberação (moksa). A Yoga trata da dinâmica do processo de atingir a liberação, e delineia técnicas práticas para se atingir esse estado que também é conhecido como “isolamento-integração” (kaivalya). Essas idéias não pertencem ao tronco original da tradição védico-bramânica, mas representa uma tradição que pode traçar suas origens até os povos nativos do subcontinente indiano anteriores a invasão ariana que trouxe consigo a tradição védica. Após muitos séculos a tradição védica incorporou essas idéias e práticas, como resultado, a união das duas tradições produziu os majestosos sistemas de pensamento indiano medieval e contemporâneo .

A Yoga Kundalini postula que existem seis mais um – sete – centros psicológicos espalhados pelo corpo, desde a sua base até o topo da cabeça. Esses centros podem, através das práticas da Yoga, ser sucessivamente ativados, e levados a liberar percepções progressivamente mais elevadas de consciência e iluminação. Esses centros são chamados de Chakras, ou “lótus” (padmas). Chakra significa “roda”, e normalmente estão desativados, mas quando tocados e ativados por um poder espiritual ascendente denominado Kundalini “a enrolada”, eles se ativam e alteram as percepções e a consciência. A Kundalini pode ser instada por meio dos exercícios e práticas da Yoga a subir por um canal místico existente no meio da espinha e à medida que sob desperta os poderes dos Chakras .
A Kundalini refere-se à idéia de uma serpente enrolada, um poder feminino, que se encontra adormecida no Chakra mais baixo dentre os sete do corpo. O objetivo dessa Yoga é despertar a serpente e fazer com que ela erga a cabeça e faze-la subir pelo canal místico no interior da espinha conhecido como Sushumna (rico em prazer), rompendo em cada etapa o lótus, ou Chakra ali situado .

O nome do primeiro lótus é Muladhara (a base-raiz). Seu elemento é a terra, tem quatro pétalas vermelho-carmesim e está situado entre os órgãos genitais e o ânus. A personalidade dos indivíduos nos quais a serpente permanece adormecida nesse Chakra é caracterizada por um torpor espiritual e um grande apego existência e as coisas materiais.
O segundo centro está no nível dos órgãos genitais, o nome desse Chakra é Svadhishthana (sua estância favorita). É um lótus de seis pétalas escarlates e seu elemento é a água. Para as pessoas que têm esse Chakra ativado tudo significa sexo.

O lótus número três se localiza no umbigo e se chama Manipura (a cidade da jóia resplandecente). É um lótus de dez pétalas da cor de pesadas nuvens de tempestade; o fogo é o seu elemento, e o interesse que comanda a psicologia das pessoas em que o poder da serpente desenrolada se instalou nesse nível é a vontade de poder. Todo o desejo e a vontade se dirige para conquistar, consumir, submeter a tudo e a todos.

O quarto Chakra está no nível do coração. O lótus desse nível possui doze pétalas de um matiz laranja-carmesim (a cor da flor Bandhuka – Pentapoetes Phoenica), seu elemento é o ar, e seu nome é Anahata “não golpeado”, que pode ser interpretado também como “o som que não é feito por duas coisas quaisquer batendo uma na outra”.  Aqui surgem os interesses humanos que transcendem a esfera meramente animal da sobrevivência e sexualidade e aos quais toda a arte, filosofia e religião da Índia se refere.

O Chakra cinco fica no nível da laringe e se chama Vishuddha (purificação). É um lótus de dezesseis pétalas de um matiz púrpura esfumaçado e seu elemento é o éter (o espaço). O Iogue que alcançou esse nível já está deixando para trás a arte, a filosofia, e a religião. Não está mais preso as amarras de Artha (o sucesso), Kama (os prazeres sensuais) e Dharma (o dever para com a sociedade). Ele está se desembaraçando de tudo isso e reconhecendo a ilusão em que se enredou através dos cinco sentidos. Os ideais desse estágio são ascéticos: o monge que vive recluso em sua cela ou o eremita que se isola nas montanhas longe da vida civilizada .

O sexto Chakra se localiza na testa, entre os olhos. Quando o poder da Kundalini chega a este estágio o olho interior místico se abre plenamente, e se experimenta a visão beatífica do Senhor. A criatura contempla o criador. O nome desse lótus é Ajna (autoridade), ele possui duas pétalas do mais belo branco e seu elemento é a mente.

Todavia, resta um último obstáculo. O objetivo final do Iogue não é permanecer nesse estado beatífico, mas o estado absoluto, não dualista, para além de todas as categorias e pensamentos. Quando por fim, a alma e seu deus, o olho interior e seu objeto se extinguem. Agora não resta mais nada a ser nomeado, apenas o silêncio. Esse estágio é o sétimo lótus, o Sahasrara, o lótus de mil pétalas no topo da cabeça .

Como se pode ver, a concepção original de Chakra ou lótus, pouco ou nada tem a ver com aquilo que Kishimoto denomina de Chakra, que como já disse anteriormente, trata-se de um sinônimo para Ki, energia vital. Aquilo que mais se assemelha em Naruto a teoria dos Chakras presente na Yoga é a técnica de Taijutsu de Rock Lee conhecida como Hachimon (八門) os “Oito Portões”. Quando esses portões são abertos em seqüência permitem ao ninja ampliar sua circulação de Chakra e tornar-se gradativamente mais poderoso, apesar de com isso incorrer em grandes riscos, podendo, caso abra o último portão, liberar um poder incrível, mas morrerá em pouco tempo.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Isso corresponde a mais ou menos um terço do cap, espero que não esteja complicado ou chato, aguardo sugestões.

Kotengu
Hajimeiro
ranks
useravatar
331 Posts

Velho, anteontem eu ia comentar legal sobre tudo, mas perdi o post pelo tempo inativo. Uma caca total.

De qualquer forma, parabéns pelo trabalho, admiro demais você e com certeza quero um exemplar.

Se não for de SP, me envia uma MP com o necessário para enviar um, assim que tiver o livro em mãos.

O trabalho tá show e com certeza muitos malacos vão querer.

One more time, parabéns mestre Kotengu o/

Link
Staff
ranks
useravatar
1672 Posts

Kotengu meu amigão!

Já li mas venho aqui publicamente demonstrar a satisfação por estar te ajudando nesse livro na parte das verificações.

O trabalho tá excelente, esse capitulo do Neji está muito prazeroso de se ler.

Vc é um dos membros mais antigos do fórum e como disse o link literalmente um mestre, gosto muito de discutir sobre Naruto com um cara como você.

Um forte abraço.

Madaubi
Hajimeiro
ranks
useravatar
407 Posts

Antes de alguém pensar que esse meu post é o tipo "o professor fala uma coisa e, em seguida, o aluno diz que já sabia", gostaria de manifestar que todos tem curiosidades diferentes e na minha tentativa de aprender a liberar meu chakra já havia pesquisado o assunto.

Sobre os 7 chakras, já havia lido (já faz algum tempo, provavelmente um ano, então não lembro muito bem). Porém, na época eu estava tentando liberar meu chakra (apesar de não acreditar tanto nos ins no mangá) e pesquisei até que achei no Yoga (só leio livros, nunca procurei mestre ou Dalai-lama nenhum...) sobre os chakras e fiquei meio assim, calma aí... é um chakra ou sete chakras? Se quando era um eu não havia aprendido como dominar, imagina 7 chakras... então desisti de continuar com a leitura do livro.

Sobre o KI, todos que assitem Dragon Ball acabam aprendendo um pouco, mas só fui saber mais a respeito com alguns mangás, dentre eles o History Strongest Disciple Kenichi. A partir daí, KI se tornou para mim Killing Intent, ou intenção de matar. O Kotengu que é o nosso tradutor de japonês oficial ^^ pode nos dizer se KI é uma palavra japonesa e com outro significado, ajudando-me (ajudando-nos) a esclarecer essa dúvida.

Cada post com alguma parte do capítulo do livro me dá mais vontade de ter ele aqui junto de mim para debulhar o mais rápido possível, aplicando a leitura dinâmica e todas as outras técnicas para ler rápido, entender tudo e gravar por 6 meses (assim dá vontade de ler novamente depois de aproximadamente 1 ano ^^)... Emprestar para os amigos mais chegados e amantes de Naruto sob pena de utilizar a técnica de transformação em sapo do Jiraya em quem danificá-lo ou deixar uma orelhinha sequer...

Sobre cada lótus eu não sabia e nem dessas divisões das crenças e nem sabia que existia essa outra parte do Samkhya...

ULTIMATO: Kotengu! Termina logo esse livro (sem desespero, faça como sempre e mantenha a ótima qualidade) para que eu possa comprá-lo ou baixá-lo dependendo, é claro, de vossa ^^ boa vontade!!! Aff... é como se eu comprasse O Senhor dos Anéis vol 1 e 2 e não comprasse o 3 e ficasse me roendo de nervos para que saísse logo!!! Detalhe: isso aconteceu comigo com Harry Potter... o último livro foi lançado em inglês no dia 11 de novembro de não sei qual ano, se não me engano... Vi umas traduções na net... e como não confio muito no que eu entendo que é tradução ao pé da letra ou ao pé do Power Translator Pro, então fui lá na Leitura e comprei o livro em inglês mesmo, versão capa dura bonitão e com uma folha colorida que serve como capa para cobrir a capa dura e dar uma coloração mais bacana... "Harry Potter and The Deathly Hallows".

Novamente: Se vira! Eu não quero nem saber! Eu quero ler o livro logo!!!

Flws e td de bom pra todos! Kotengu, o livro está ficando ótimo!!!

Afro Lamp owna òÓ

[br]

<Image link>

Ficha RPG Naruto:

*Narração/ação*
Pensamento
- Fala.

--Jutsus:

Itens:
10 Kunais
2 Bombas de Luz
1 Bomba de Fumaça
1 Rádio Comunicador

Aparencia: Yagami Geomix tem cabelos pretos, olhos negros e pele clara, seu rosto com bochechas agraciadas demonstra que está começando a ficar acima do peso ideal.

Personalidade: Está sempre sorrindo e trata todos igualmente bem, sempre com muita humildade e sinceridade... Procura evitar ao máximo utilizar sua Kekkei Genkai, pois ninguém na vila sabe de suas habilidades, com excessão de sua mãe.

geomixxx
Noob avançado
ranks
useravatar
83 Posts

No capítulo sobre o Neji eu tb falo sobre o Ki, vou postar essa parte devido ao seu pedido Geomeixx, essa eu tava guardando pra quando o livro fosse lançado, mas conhecimento é para ser compartilhado mesmo, o problema como eu disse antes é que colocando aqui como post perde a formatação e fica sem as notas de rodapé onde eu coloco as referências, mas o conteúdo é o mesmo, vamos lá:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Circulação de Chakra

Como já disse antes, Kishimoto utiliza o termo Chakra apenas como sinônimo de Ki, e para compreender a inspiração de Kishimoto para circulação de Chakra que é mostrada no mundo de Naruto é preciso entender a circulação de Ki no corpo humano através de canais e meridianos presentes na Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Mas, o que é Ki?
Talvez a definição mais simples seja dizer que o Ki é uma espécie de energia vital que foi postulada pelos chineses e que circula em nosso corpo em uma série de meridianos espalhados por todo o corpo. Mas essa definição simples, apesar de útil, não dá conta do que os chineses entendiam por Ki, mas mantenham-na em mente. Na realidade o termo Ki é a pronúncia japonesa para o mesmo Kanji (漢字), e que em chinês se pronuncia chi, com um som aspirado, e que se escreve em romanji Qi.

O caractere tradicional para Ki (氣) é composto pelo radical 气, que significa “vapor”, ou “gás”, e o kanji em seu interior 米, significa arroz. Isso nos leva a perceber que o Ki pode ser tão imaterial quanto o vapor, ou tão denso e sólido quanto o arroz . Além disso, o Ki no nosso corpo possui uma relação estreita com a alimentação, pois o Ki “pós-celestial”, aquele que adquirimos após o nascimento, é produzido pela junção do Yang do céu, na forma de ar absorvido pelos pulmões, em conjunto com o Yin da terra que absorvemos através dos alimentos, e dessa junção se forma em nosso corpo essa espécie de Ki.

Em japonês o Kanji para Ki (気) é utilizado em uma grande variedade de palavras e contextos, e possui inúmeros significados: ar, atmosfera, espírito, mente, coração, vontade, intenções, sentimento, estado de espírito, natureza, disposições, etc. Alguns autores traduzem o termo como “Sopro”.

Alguns exemplos do uso de Ki na língua japonesa: 空気(くうき), “kuki”, que significa ar, atmosfera; 天気 (てんき), “tenki”, com significado de clima; 沼気(しょうき), “shoki”, metano; 湯気(ゆげ), “wague”, vapor; 湿気(しっけ), “shike”, umidade; na corriqueira frase お元気ですか “ogenkidessuka”, que significa “como está você?”; 気持ち(きもち), “kimochi”, que significa sentimento ou sensação; 色気(いろけ), “iroque” que significa algo como sex appeal; 電気 (でんき) “tenki”, eletricidade; 静電気(せいでんき), “seitenki”, eletricidade estática; 内気(うちき), “uchike”, tímido; 根気(こんき), “conki”, perseverança; 病気(びょうき), “byoki”, doença; 陽気(ようき), “yoki”, alegre; 陰気(いんき), “inki”, melancólico; 気が狂う(きがくるう), “kigakuru”, enlouquecer; 蜃気楼(しんきろう), “shikiroo”, miragem; 気が咎める(きがとがめる), “kigatogameru”, sentir-se culpado; 霊気(れいき), “reiki”; que pode significar aura, ou energia da alma, 怖じ気づく(おじけづく), “ojikezuku”, ficar com medo, perder a coragem.

O termo Ki está associado a uma vasta significação, como acabamos de ver, que vai desde palavras relacionadas a gases, ar, e o clima, a estados de espírito e estados físicos e palavras relacionadas à eletricidade e energia. Não à toa esse termo é utilizado em tantos contextos aparentemente distintos: as artes marciais, a meditação, a geomancia, e a MTC.  A princípio esse vasto campo de significados pode causar estranheza, mas a relação da palavra Ki com ar, alento pode ser trazida à baila para explicar esse fato.

Em vários idiomas as palavras relacionadas à alma, espírito ou sentimentos possuem relação com ar ou vento, possivelmente ligado à primitiva percepção da relação entre o alento, a respiração, e a vida do corpo. Segundo essa antiga concepção, a alma era essencialmente a vida do corpo, uma espécie de força vital. A palavra alemã Seele (alma), assim como soul (inglês), saiwala (gótico), saiwalô (antigo germânico) são etimologicamente relacionadas com o grego aiolos que significa móvel, colorido, iridescente. A palavra grega psyche (alma) significa também borboleta. De um outro lado, saiwalô está ligado ao antigo eslavo sila, força. Por estas relações percebemos o significado original de Seele (alma): a alma é uma força que se move, uma força vital .

O nome latino animus, espírito, e anima, alma, têm o mesmo significado do grego anemos, vento. Outra palavra grega que significa vento, pneuma, também significa espírito. Respiração em árabe é rih, vento, ruh, alma, espírito. O termo grego psyche está ligado a pycho, soprar, a phychos, fresco, a phychros, frio, e a physa, fole. Como se pode perceber, nesses idiomas a idéia de alma está associada à idéia de ar em movimento .

Percebemos que o fato de Ki estar associado à energia vital, a ar e espírito não é algo tão estranho afinal. Essa força vital postulada pelos chineses que circula em nosso corpo também está presente na natureza a nossa volta e nos conecta a ela, e possui estreita relação com nossos humores e estados de espírito.

Na MTC a função do corpo e da mente é considerada como o resultado da interação de certas “substâncias vitais”. A base de tudo é o Ki, pois todas as demais “substâncias vitais” são manifestações do Ki em diferentes graus de materialidade, variando do mais pesado e material, tal como os Fluídos Corpóreos (Jin Ye), até o completamente imaterial e abstrato como a Mente (Shen). O Ki é considerado pela filosofia chinesa como a base de todos os fenômenos do universo e proporciona uma continuidade entre o mundo material e as energias imateriais. A praticamente infinita variedade de fenômenos do universo é resultado da contínua condensação e dispersão do Ki para formar os fenômenos com variados graus de materialidade. Assim, também o homem é formado por esses contínuos movimentos de condensação e dispersão do Ki, considera-se por isso que a vida humana é uma condensação de Ki e a morte é a dispersão do Ki. Assim como o Ki é o substrato material do universo, também é o substrato material e espiritual do homem .

__________________________________________________________________________________________________

Ainda tem mais um pouquinho de texto sobre o Ki depois disso, mas com essa parte dá para entender melhor do que se trata, espero ter ajudado Geomixx, se está gostando faça uma propaganda aí wink publicar um livro no Brasil é um negócio complicado, espalha pras pessoas e se vc conhecer alguém em alguma editora me dá um toque. valeu moçada.

PS: Agora tenham paciência, essa foi a última "amostra" agora só quando sair o livro.

Kotengu
Hajimeiro
ranks
useravatar
331 Posts

Vlw Kotengu e eu já ia sugerir para não postar mais nada ^^ xD

Não conheço nada de nada... xD

Mas tenho vários conhecidos que são aficcionados por Naruto e irei conversar com eles a respeito, pois eu leio muito (fico lendo todos aqueles posts enormes feliz da vida ^^ quanto maiores os textos, mais eu leio) e não sei se eles são tão fanáticos com leitura... Contudo, em se tratando de Naruto provavelmente queiram saber mais sobre a cultura que faz o background do mangá... (Gastei com esse background ^^)

Como diria meu padrinho: "Seeeeensacional!!!!"

Continue assim e algo que pode ajudar (se você tem a mente aberta para acreditar naquele livro O Segredo, lendo o livro Lei da Atração, desvendando O Segredo) é pensar positivo o tempo todo e naquilo que você quer, conhecer uma pessoa no ramo de editoras que gosta de Naruto e que possa te ajudar a fazer o lançamento do livro ^^

* Detalhe: uma época que eu estava aspirando a empreendedorismo, comecei a pensar que eu atraía pessoas que fossem empresárias e coisas do tipo, e do nada, quando percebi comecei a conhecer alguns donos de empresas variadas nos lugares mais inusitados... Exemplo: Na porta de uma delegacia quando pegava documentos novos de um carro, apareceu um cara que ia acionar a polícia para fazer um bo sobre um caminhão dele que havia batido, e o cara era dono de uma empresa de caminhões... me passou altas dicas sobre negócios ^^

Então é isso, boa sorte e assim que ficar pronto, não sei como se dará o processo, mas o meu livro eu vou garantir ^^

Afro Lamp owna òÓ

[br]

<Image link>

Ficha RPG Naruto:

*Narração/ação*
Pensamento
- Fala.

--Jutsus:

Itens:
10 Kunais
2 Bombas de Luz
1 Bomba de Fumaça
1 Rádio Comunicador

geomixxx
Noob avançado
ranks
useravatar
83 Posts

Parabéns Kotengu pelo o livro!!
Seu livro é uma fonte de pesquisa. Eu já fiz algumas pesquisas na internet sobre a cultura japonesa pra tentar compreender melhor a história do Naruto, e seu livro, pelo visto, desempenha muito bem esse papel.
Que você consiga fazer a publicação!! =D

"O arrependimento é a inútl vontade de pedir ao tempo pra voltar atrás"

F£nRir
Noob avançado
ranks
useravatar
103 Posts

Kotengu parabéns pelo livro cara! pelo que li até agora está mto bom, e com certeza vai ficar melhor ainda. Continue com seu ótimo trabalho. Quando sair o livro vou querer um tb *-*

Nome:Cktinha/Clã: Haereikon/Idade: 14/Altura: 1,62m/Peso:48/Rank:Gennin/Vila: Kumogakure/Elemento Inicial: Fuuton/HP: 100% /Stamina: 130 /Limite de Chackra:40/ Dinheiro: 690/kunai:8/shuriken:10

- Washi Semehayai (Investida da Harpia)
Chuta-se o oponente com grande velocidade na região da cabeça/ombros/pescoço. Utiliza os dois pés de uma só vez e requer que o personagem esteja voando. Gasta 15 de stamina

- Hō Sougishiki (O Despertar da Fênix)
Fazendo um selo específico e falando “Hō Sougishiki”, ativa-se o modo Fênix.Gasta 20 pontos de chackra para ativar.

Hō Shikan (O Silenciar da Fênix)
Desativa-se o modo Fênix. Não gasta chakra.

Kinobori no Waza
-Força Bruta: 3 (-1)
-Energia: 5
-Habilidade: 3
-Agilidade: 3 (+1)
-Controle de chackra(CdC): 5

<Image link>

cktinha
Noob avançado
ranks
useravatar
53 Posts

OMG
Kotengu nerd pra porraa....
hauahuahauhau

....

Cara...
tá de parabéns;;;
Eis um que vou ler mesmo...
Tu sabe que te respeito

Ava e Signs perfects by ~Lê
<Image link>
<Image link>

Ficha RPG Naruto

†Melkor†
Hajimeiro
ranks
useravatar
489 Posts

OMG
Kotengu nerd pra porraa....
hauahuahauhau

....

Cara...
tá de parabéns;;;
Eis um que vou ler mesmo...
Tu sabe que te respeito

Ava e Signs perfects by ~Lê
<Image link>
<Image link>

Ficha RPG Naruto

†Melkor†
Hajimeiro
ranks
useravatar
489 Posts

OMG... Floodstone fazendo efeito :laugh: Double Post :ohmy:

Kotengu cara, cê é demais, otimo trabalho manjei bastante

*Minha Sign foi um presente da Konan*

<Image link>

**I'm Not A Complet Idiot Some Parts Are Missing!**

[Center]RPG
Ficha Completa 
https://writer.zoho.com/public/aguinel/Kaede-Kagami1[/Center]

Aguinel
Noob avançado
ranks
useravatar
278 Posts

Kotengo .
Meus Parabéns o Livro esta ficando otimo , depois de tanto Tempo sem vir no Forum e Bom Saber ,que tem gente relmente interessada na historia a fundo.
estou a espera desse Livro em ! Quero de cara logo uns 5! e Logico que com uma dedicatoria pro Vovo do Blog aqui!

meus Parabéns , é continue assim.

by Seito.

<Image link>

mr. pumps
Noob
ranks
useravatar
29 Posts

Informações do Fórum

Estatísticas do Fórum:

Total de Tópicos:
1523
Total de Enquetes:
2
Total de Posts:
33572949
Total de Posts de Hoje:
9
Estatísticas de Usuários:

Total de Usuários:
8100
Usuário mais Recente:
tremeTiex
Membros Online:
7
Visitantes Online:
94

Legenda do Fórum:

Tópico
 Novo
 Trancado
 Fixo
 Ativo
 Novo/Ativo
 Novo/Trancado
 Novo Fixo
 Trancado/Ativo
 Ativo/Fixo
 Fixo/Trancado
 Fixo/Ativo/Trancado

Caixa das MP's

Você não esta logado.

Mensagens Privadas

Você não esta logado.

Estatisticas

671 mensagens

15 mensagens nos últimos 7 dias

119 mensagens nos últimos 30 dias

650 mensagens nos últimos 365 dias

Ultimos posts

por: Kotarou
Sep.07.10 04:12:41
por: tremeTiex
Sep.07.10 03:04:58
por: FranKiller
Sep.07.10 02:30:57
por: SANRIVAN
Sep.06.10 16:47:13
por: Shuoriken
Sep.06.10 14:32:51
por: Flash
Sep.05.10 20:58:00
por: Carlos E.
Sep.05.10 03:28:55
por: JC
Sep.05.10 03:22:42
por: .beyond
Sep.04.10 14:00:51
por: Shiro
Sep.04.10 13:56:18
Sep.04.10 12:50:48
por: Freakyy
Sep.04.10 12:48:52

Shoutbox

Ligar/Desligar Som Smileys Histórico FAQ Kide Chat

Ultima mensagem 1 hora 13 minutos atrás

Matsu: é que ninguem gosta de vc
Sinatra: mas ninguém que não é time meu mandou o_o
Sinatra: achei que iam me mandar pm pra caramba
Sinatra: ok
Tsuken: «link»
Tsuken: Sinatra não esquece minha missão plis !!http://www.animesp lus.com.br/portal/co municacao/forum/topi c.html?id=34581&p=2
Baphomet: flw
Baphomet: vou-mi-ja
Baphomet: cansei to indo embora
Baphomet: olhem o prologo da minha fic...!
Baphomet: sorte que não é a minha kkk
Matsu: sim sim, mas acho que algumas particulares eles não deixam. LOL
Baphomet: facul é MUITO melhor pode sai a hora que quise kkkk
Matsu: pessoal que ainda faz colégio é tenso
Matsu: perdeu playiboy
Arkan N.: e tinha prova de biologia .-.
Baphomet: o que mais me surpreendeu nisso tudo é você ter aula hoje O.o
Arkan N.: ^^
Arkan N.: chamei o profº de filho da pu**
Matsu: suspenso pq?
Matsu: lol
Arkan N.: Ò.ó
Arkan N.: maldito, só vou ter dois dias sem aula porque amanhã é feriado e eu fui suspenso e não pude ir hoje
Matsu: e minha facul não tem aula a semana inteira xD
Matsu: sim sim
Hayato: eeee feriado bão so! aeiuaehuehae
Hayato: voltei..
Arkan N.: ANTÔÔÔÔÔÔÔÔN IOOOOOOOOOOOOO NUNEEEEEEESSSSSS
Matsu: Ronaldo
Carlos E.: ela ta abrindo os portões doido. xD lol. tipo estilo rock lee sabe quando vai abrindo os portões e a energia faz tudo envolta ser jogado longe. desde pedras e tudo. ^^
JC: Carlos... qual o jutsu que a Milena utilizou para explodir a lama...???
JC: Vi sim Carlos... vou postar...
SANRIVAN: «link»
SANRIVAN: KONOHA
SANRIVAN: Sinatra TIME 7 LÁ XD
Carlos E.: JC, ja fiz as mudanças la no tópico caso não tenha visto ^^.

Kide Shoutbox v0.6.2

Apenas usuarios registrados podem mandar mensagens,, registrar ou logar
Copyright © 2010 Portal Animes Plus. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.