Um pouco sobre a Locomotion

Uma mistura de nostalgia, saudade, tempos que não voltam mais, pessoas antenadas em uma programação mais diversificada e um conteúdo totalmente inovador, tratando-se de rede televisiva “ mesmo canal fechado / pago” , são o que chamam-se de geração Locomotion “ pessoas que assistiram o canal na época com uma programação invejável nos dias atuais”. O canal “ número 115 no controle remoto” era uma aula, um show de atração em programações com animes, arte experimental, curtas, seriados e temas ligados a sua estrutura, abrangendo variados tipos de público, com um único propósito: Animação com qualidade. Esta qualidade não refiro somente a qualidade técnica, e, sim a qualidade do enredo e roteiro criativo que fazia parte da grade da programação do saudoso canal Locomotion.

O canal estreou em 1º de Novembro de 1996 e foi extinto em 31 de Julho de 2005, quando foi comprada “ uma relevante parte de ações “ pela rede Sony, na qual hoje transformou-se em Animax. Nada contra ao novo canal, mas é uma pequena sombra do que foi a Locomotion e o que ela representou na época para o público que a seguia. Gostaria muito que a Animax fizesse algum tipo de conteúdo que a Loco passava anteriormente, porém hoje em dia este tipo de programação já não deve ser muito interessante para a nova safra “ assim vamos classificar “ do público em geral. Hoje os costumes estão diferentes do que foi no ontem, e, assim segue para os valores, modos de pensar e agir também.

O mesmo caso é relevante de pensamento quando pegamos o canal Boomerang. Antes a programação era exclusiva de cartoons clássicos, hoje se ligarmos a TV nota-se programações no mínimo bizarras para o que era o sentido da criação do canal. Reformular é sempre legal, agora descaracterizar é outra coisa “tema para outro assunto”.
Quantas vezes, eu cansava de ficar à tarde na TV de casa, assistindo animes como : Clifhanger “ Lupin III “ , Neon Genesis Evangelion , Red Baron , Blue Seed, Soul Hunter e afins. Era uma programação certa para um público certo. Porém um dos diferenciais do canal, não foi somente investir em animes, foi investir no público adulto, criando um modelo que hoje conhecemos muito bem em blocos de outros canais “ ainda existentes ” , o Adult Swin. Neste bloco, víamos seriados como: Dr. Katz , Duckman , Eric o estressado, O Crítico, The Head, The Maxx, South Park ( tudo começou aí, no canal Locomotion ) Ren e Stimpy, Bob and Margaret , etc.

A Locomotion, também conhecida somente como “Loco”, foi mais do que um canal simples. Por uma época ela foi a voz de um público que gritava por novidades e arte em geral, foi uma porta que abriu para muitas pessoas no que hoje está escrito sobre animação: Japonesa, adulta e experimental. Não incutia somente uma visão única, tinha formas de mostrar justamente o que os fãs de animações queriam: Uma diversidade cultural entre animações, porém sempre relevando muito a questão qualidade a ser passada. Deixou saudades e dificilmente quem assistiu o canal poderá assistir algo do gênero hoje em dia em redes televisivas, afinal a televisão é o reflexo de uma sociedade. Sendo assim, o abismo que separa um do outro é tão tênue quanto uma linha imaginária...

Igor Chiesse #Neroz

About the author /


Related Articles

3 Comentários

  1. Nokome

    Nunk tive a Locomotion :(
    Tem uns animes que fico boba quando descubro que passou no Brasil, ai vou ver o canal q passou: Locomotion
    Pow, os melhores animes que chegaram a passar no Brasil a maioria passou lá!!
    Pena não ter podido fazer parte dessa geração Locomotion...

  2. Loma Hana

    Tempos tristes aqueles que papai e mamãe não podiam pagar TV a cabo e eu nunca pude ver o que estava passando. snif
    Mas quem acompanhava ainda fala com olhos brilhando do Locomotion.

  3. Marjory Tataren

    Eu AMAVA a LOCOMOTION!!
    Ficava a tarde toda assistindo Blue Seed, Evangelion, Cybaster, Silent Möbius, Gundam Wing, Bubblegum Crisis Tokyo 2040, Saber Marionete J e continuações. Isso fora os filmes como Nadesico e AKIRA. Era tudo de bom!!! Infelizmente não se fazem mais canais como antes...

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*